domingo, 14 de outubro de 2012

Por que os veículos de comunicação estão nas mãos de poucos?





Vídeo fundamental para entender de uma vez por todas como a oligarquia midiática destrói um dos nossos direitos fundamentais, que é o direito à comunicação.

Didático, a matéria mostra que a concentração dos grandes veículos de comunicação na mão de poucas famílias beira a monarquia, já que o poder é transmitido de pai para filho.




Em pleno século XXI, é vergonhoso para o Brasil que a pornográfica distribuição de concessões de rádios e TVs feitas por (e para) políticos e empresários picaretas no século passado ainda renda esse atraso monstruoso da mídia que, a despeito da sua milionária estrutura física e técnica, faz jorrar todos os dias uma programação de péssima qualidade para os brasileiros. E quando alguém ousa "competir" com esse poder midiático (montando, por exemplo, uma rádio comunitária), eis que todo o poder constituído se une (oligarcas da mídia, políticos, governos, ANATEL, polícia, Justiça etc.) para confiscar, prender, multar e processar aquele que cometeu o crime de tentar - como faz a poderosa mídia - se comunicar de forma eficaz com os seus iguais.




E como mudar tal estrutura se a maioria dos políticos e empresários tem interesse direto ou indireto em deixar tudo do jeito que está? Digo "direto" porque muitos políticos são privilegiados donos de rádios e TVs - e foi exatamente por causa disto que conseguiram se eleger; e digo "indireto" porque a outra parcela de políticos (os que não são donos de veículos de comunicação), certamente recebem apoio daqueles que detém o "poder midiático".




Este vídeo foi postado originalmente com o nome "Levante a Sua Voz". Eis o crédito do mesmo:




Vídeo produzido pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung remonta o curta ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado com a temática do direito à comunicação. A obra faz um retrato da concentração dos meios de comunicação existente no Brasil.




Roteiro, direção e edição: Pedro Ekman

Produção executiva e produção de elenco: Daniele Ricieri

Direção de Fotografia e câmera: Thomas Miguez

Direção de Arte: Anna Luiza Marques

Produção de Locação: Diogo Moyses

Produção de Arte: Bia Barbosa

Pesquisa de imagens: Miriam Duenhas

Pesquisa de vídeos: Natália Rodrigues

Animações: Pedro Ekman

Voz: José Rubens Chachá


Por que os veículos de comunicação estão nas mãos de poucos?

A cada dia a internet se torna mais e mais indispensável , e uma ferramenta excelente para o bem e o desenvolvimento da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Pela primeira vez na história humana , o cidadão comum tem um veículo de comunicação no qual ele pode se expressar , a internet é de mão dupla , você e eu somo formadores de opinião e produtores de conteúdo.

Até poucos anos , a única grande e mais importante fonte de informações que tínhamos era a tv aberta , mas hoje a coisa já muda de figura , pois qualquer pessoa com um microcomputador e acesso a internet pode expressar a sua opinião.

A comunicação de mão única ainda é forte no Brasil , mas felizmente , está com os seus dias contados. Você já observou que as maiores produtoras de aparelhos de tv já incorporaram em seus aparelhos a tecnologia de acesso a internet? Será isso por acaso , ou eles sabem que num futuro não muito distante , praticamente todas as pessoas terão acesso e a maioria optarão pela grande rede como sua principal fonte de informações?

No Brasil, 41 grandes grupos de mídia de abrangência nacional controlam 551 veículos de comunicação, entre eles canais de TV, rádio, revistas, jornais e portais na internet.

Na prática, as poucas famílias donas dos meios de comunicação definem as informações que os 190 milhões de brasileiros têm acesso.

Isso é justo? Isto está certo? Não tem algo muito estranho nisto? Você já se fez estas perguntas?

Comentários são bem vindos , você é livre para se expressar ... JÁ ERA HORA NÉ?

Abraço a todos.

Um comentário: